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Cannabis na Grécia

O cânhamo se usava nos ritos dionisíacos e nas liturgias de Eleulasis para revelar aos iniciados os arcanos do mito de Deméter. Os sacerdotes, que levavam o nome de eumólpidas (cantores de melodias benignas), diziam-se filhos da lua para fazer de mediadores entre a céu e a terra.

A Odisséia narra a chegada de Telémaco a Esparta e à corte de Menelao. Durante o banquete oferecido em sua honra, Telémaco evoca o destino de seu pai Ulisses e todos os comensais caíram numa profunda melancolia. Então, Helena ordena aos criados que joguem nepenthés nas copas e o sorriso volta aos lábios de todos os que estavam ali. Este nepenthés se identificou com uma bebida cannábica. Era uma mistura de cânhamo com vinho e mirra-vinho resinado para animar as reuniões privadas . Diodoro Sículo, historiador da época de Cesar, escreve que as mulheres de Tebas preparavam mediante cânhamo uma pócima que tinha o mesmo efeito que o nepente de Homero. Dioscórides, (do 20 ao 60 d. C.) médico grego residente em Roma, autor da primeira farmacopea baseada em plantas medicinais, fala do cânhamo e das visões e alucinações prazeirosas que provocavam, e diz que os índios já comiam suas folhas. Tanto como afrodisíaco como para estimular o apetite.

Nota: as pontes sobre o Helesponto Oi Isidro, ponho-te a referência do livro VII de Herodoto. Capítulo "Construção de pontes sobre o Helesponto (o que é hoje o Bósforo). Aí está o Cânhamo implicado no desastre ao cruzar as tropas de Jerjes. Um dos cabos para enfilar as barcaças para fazer de ponte era de "esparto" mas em outra tradução encontrei de Cânhamo, numa de Valerio Máximo que é um filólogo experiente em grego. Ademais creio que é o mesmo se não me equivoco.

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