BOACONHA.NET

Back Home
AutoVersão | PC | SmartPhone | iPhone | iMode

Estudos sobre uso de cannabis e progressão da fibrose hepática em pacientes com hepatite C

Pequenos estudos tinham encontrado, no passado, uma associação entre o uso de cannabis e progressão da fibrose hepática em pacientes com hepatite C.

Em um recente estudo prospectivo de 690 pessoas HIV-positivas e para o vírus da hepatite C (HCV), o consumo de cannabis não acelerar a progressão para fibrose hepática estabelecida.

O experimento foi conduzido no Departamento de Epidemiologia, Bioestatística e Saúde Ocupacional da Universidade McGill de Montreal, no Canadá. Os pesquisadores avaliaram a associação entre o número médio de cigarros de maconha fumados por semana e progressão para fibrose hepática estabelecida, cirrose ou doença hepática em estágio final. No início do estudo, 53% fumaram cannabis nos últimos seis meses, consumindo uma média de sete articulações por semana (variação 1-21), 40% fumavam diariamente.

Eles não encontraram nenhuma evidência de associação entre o uso de cannabis e progressão para fibrose hepática estabelecida em co-infectados HIV / HCV. A cada 10 articulações adicionais fumados por semana aumentou ligeiramente o risco de progressão para um diagnóstico clínico de cirrose e doença hepática em estágio final (relação de risco: 1,13). No entanto, quando ocorreu a exposição de 6-12 meses antes do diagnóstico, a cannabis não foi associada com a progressão da doença clínica.

Isto sugere "causalidade reversa devido à auto-medicação pode explicar resultados anteriores," de acordo com os autores.

FONTE: http://www.cannabis-med.org/spanish/bulletin/ww_es_db_cannabis_artikel.php?id=328#2

© 2024 BOACONHA.NET
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.
Mobile version by Mobile Joomla!