BOACONHA.NET

Back Home
AutoVersão | PC | SmartPhone | iPhone | iMode

Porto Rico debate uso medicinal da maconha

Legisladores em Porto Rico estão se preparando para debater um projeto de lei que permitiria que as pessoas a usar maconha para fins medicinais neste território conservador EUA, disseram quinta-feira.

A medida criará um sistema para produzir legalmente a substância e permitir que as autoridades de saúde do Estado para regulá-lo, disse o deputado Jose Baez, um dos dois autores do projeto de lei.

É necessária uma classificação de condições médicas e os requisitos que permitem que os pacientes a fumar maconha em suas casas. Condições que variam de câncer de glaucoma à ansiedade.

A medida também permitiria que o departamento de saúde da ilha de conceder autorizações especiais para pacientes de crescer seu próprio pote se não podiam dar ao luxo de comprá-lo em uma clínica autorizada ou se eles viviam muito longe das clínicas.

"Tratar este estritamente como algo que deve ser punido claramente não funcionou", disse o deputado Carlos Vargas, outro autor do projeto de lei.

A proposta vem logo após o governo federal dos EUA se comprometeram a não julgar ou bloquear leis pot-legalização do Estado na condição de estados promulgar regulamentos estritos e eficazes.

No ano passado, Colorado e Washington se tornou o primeiro estados dos EUA a legalizar o uso da maconha para maiores de 21 anos. A lei, no entanto, proíbe o uso público de maconha.

Dezoito outros estados e Washington, DC, permitir o uso medicinal da maconha.

Ambos Baez e Vargas disse que os legisladores Porto Rico deve seguir o seu exemplo.

"Esta legislatura não pode ignorar as tendências norte-americanas, especialmente quando essas reformas oferecer soluções concretas e comprovadas para vários problemas sociais e econômicos que estão afetando Puerto Rico", diz a introdução do projeto de lei.

No início deste ano, um ex-chefe de polícia de Porto Rico, que é agora um senador apresentou um projeto de lei que legalizaria a maconha para uso pessoal. O senador Miguel Pereira, um ex-promotor federal e secretário correções, disse na época que os casos de possessão custavam o dinheiro do governo e observou que 80 por cento dos reclusos foram cumprindo pena por crimes não-violentos.

O projeto de lei, que atraiu críticas generalizadas, ainda está na comissão.

Apesar de Puerto Rico é uma das várias ilhas do Caribe, incluindo Jamaica e St. Lucia, onde ativistas têm pressionado a legalizar o uso da maconha, os adversários permanecem.

O senador José Perez disse que se opõe tanto as contas do pote, e em particular se sente a medida de maconha medicinal tem muitas lacunas.

"Como eles vão controlar isso?" disse ele. "É um assunto delicado. Acho que eles estão correndo para isso."

Perez disse que também se preocupa que pessoas não autorizadas a crescer, comprar ou vender maconha para uso médico vai abusar do sistema para obtê-lo.

"Os jovens não estão preparados para isso", disse ele. "Se eles não têm controle sobre o álcool, que quer dizer que eles vão ter o controle sobre as drogas?"

FONTE: http://www.naharnet.com/stories/en/97029-puerto-rico-to-debate-medical-use-of-marijuana

 

© 2024 BOACONHA.NET
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.
Mobile version by Mobile Joomla!