Imprimir

Alemanha - Professores de Direito se rebelam contra a Lei de Drogas

maconha brasilNa semana passada, 122 professores de Direito alemães assinaram uma petição exigindo a descriminalização das drogas e da legalização da maconha. A atual legislação antidrogas foi escrito em 1981 e é mal ultrapassado, os professores dizem que, embora trancar as pessoas para a maconha não é mais uma prioridade para os policiais, os signatários da petição pensar que ainda há muito tempo a ser gasto cobrar dos usuários de drogas com crimes.

Para descobrir exatamente o que eles esperam que a petição vai conseguir, eu chamei o homem por trás da iniciativa, o professor Lorenz Böllinger da Universidade de Bremen.

VICE: O que você pretende fazer com esta petição? 

Lorenz Böllinger:
 Esta é uma tentativa de fazer a função, basicamente, do Parlamento novamente. Constitucionalmente, as leis devem realmente ser cientificamente justificado, e que deve ser verificado e atualizado regurlarly. Esse é o nosso objetivo, independentemente de drogas são perigosas ou não. É mais uma questão de saber se o direito penal é capaz de tudo.

O que quer dizer?
Bem, não há nenhuma maneira de guerra [presidente dos EUA, Richard] Nixon sobre as drogas pode ser vencida. O uso de drogas continua, independentemente da aplicação crime. Temos visto todos os tipos de estudos, eo resultado é sempre o mesmo: que os ciclos econômicos do uso de drogas existe de forma totalmente independente de disposições legais.

Então você está dizendo que as drogas serão sempre usadas.
Drogas sempre existiram, eo desejo por esse tipo de prazer sempre vai existir. Você não pode questionar ou argumentar com essa afirmação.

Alguma vez você já fumou maconha?

eu sou 68, e ter fumado maconha. Lembro-me dos bons e maus partes dele muito bem.

Você está apontando para a legalização completa?
Sim, mas não de uma forma generalizada, que terá todos nós comprar drogas no [supermercado] em breve. A idéia é fazer com que o nosso ponto transversalmente com base na experiência, com estudos sobre modelos regulatórios específicos para cada droga. Para os menos perigosos, como cannabis, nós [queremos torná-lo essencialmente legal], talvez garantia de que há limites de quantidade ou de um processo de registro. Quando se trata de heroína ou cristal meth, teríamos que seguir um modelo mais rigoroso.

maconha brasil

Lorenz Bollinger. Foto cortesia da Universidade de Bremen

Você não está preocupado que mais pessoas vão usar drogas?
Há boas evidências de que este não é o caso. Em países como Portugal, Espanha, Bélgica e este modelo já existe há dez anos. Na Holanda, a cannabis está disponível livremente por 40 anos, com excelentes resultados. O consumo não aumentou, ao contrario, que diminuiu ligeiramente.

Seu pedido já foi assinado por mais de 100 especialistas. Por que demorou tanto tempo para que todos possam tomar a iniciativa como esta? 

Essa é uma boa pergunta. Minha tese é que ninguém ousa questionar os políticos. Ao mesmo tempo, as leis de drogas apresentam um meio eficaz para manter certas funções de monitoramento e controle.

É nossa sociedade pronto para a legalização?
Temos uma lavagem cerebral pela mídia e pelos políticos nos últimos 40 anos. Casos problemáticos individuais são maciçamente fora de proporção e contexto. Mortes relacionadas com o consumo de droga, por exemplo, estes são sempre atribuídos aos medicamentos, quando a razão por trás deles é, na verdade as leis anti-drogas. Mortes relacionadas com o consumo de droga são quase em sua totalidade causado pela imprevisibilidade dos ingredientes. Se esses medicamentos foram prescritos, isso não iria acontecer.

Eu sou um psicanalista profissional também, e ter trabalhado com viciados em heroína e haxixe, e posso dizer com segurança nenhum dos seus problemas vêm de drogas. Estes são problemas psicológicos e sociais que tornam as pessoas dependentes.

Você já conversou com Marlene Mortler, o Comissário de Drogas do Governo Federal? 

Não, mas enviei-lhe a petição. Eu não esperava uma resposta dela.

O que você diria para ela se você já conheceu?
só posso rir disso, na verdade. Ela foi nomeado Comissário de Drogas em janeiro deste ano, mas ela é realmente só trabalhou na agricultura e turismo. Esta é basicamente uma declaração de quanto o governo se preocupa em fazer reformas nesse campo. Eles só querem a paz nesta frente.

Pode a sua petição mudar isso?
eu acredito que ele está em nossas mãos para chamar a atenção para o problema. Mas ele vai trazer nada, politicamente. A maioria vai simplesmente votar contra as reformas.

FONTE: http://www.vice.com/read/germany-drugs-laws-petition-criminal-law-professors