Imprimir

Monsanto pretende cultivar semente de cânhamo transgênico no Uruguai

Maconha MedicinalPublicado em 11 de janeiro de 2014.

A Monsanto pretende patentear uma nova semente de cânhamo transgênico para cultivo no Uruguai. Por sua vez, a Fundação Open Society e o grupo Drug Policy Alliance - DPA, planejam comercializar a maconha sob suas próprias marcas.

O bilionário americano George Soros está entre os acionistas da Monsanto e também está por trás de duas organizações não-governamentais que promovem a descriminalização da maconha no Uruguay.

Soros promoveu o forte lobby sobre as autoridades uruguaias para antecipar a descriminalização da maconha no país sul-americano, de acordo com relatos de muitos blogueiros durante vários meses. 

A mídia revelou que o financiamento da campanha televisiva para a 'regulamentação responsável' da maconha no Uruguai foi de cerca de US$ 100.000. 

Segundo os críticos, o objetivo da Monsanto e das organizações fundadas por Soros, o famoso investidor nascido na Hungria, é encontrar um novo mercado para ser regulado de acordo com os próprios interesses.

De acordo com a avaliação de analistas da situação uruguaia, há um interesse particular no novo produto desenvolvido pela empresa especializada em sementes transgênicas, que é apontado como maconha medicinal.

O cânhamo híbrido, geneticamente modificado, poderia conter maior princípio ativo, acreditam os especialistas. 

Eventualmente, a Monsanto poderia patentear e comercializar estas drogas, aproveitando-se de sua condição monopolista, apesar da controvérsia sobre o uso da maconha para fins medicinais em diferentes países. 

A indústria farmacêutica francesa promoveu o lançamento de uma droga medicinal  com base canabinóide. 

A mesma classe de compostos orgânicos é parte de dezenas de medicamentos, cremes e aditivos alimentares fabricados na República Tcheca. 

O Canadá se destaca como o maior mercado potencial para a cannabis geneticamente modificada (OGM). 

O governo canadense contatou Montevidéu para avaliar a compra de maconha logo após ser aprovada a venda e a distribuição de cannabis no país.

No seu site a Drug Policy Alliance - DPA - é definida como a principal organização do país para a promoção de políticas de drogas que são fundamentadas na ciência, na compaixão, na saúde e nos direitos humanos.

 

Sugerido por jns

http://www.drugpolicy.org

http://actualidad.rt.com/tag/Monsanto

http://www.lr21.com.uy/comunidad/1111412-denuncian-a-monsanto-tras-campana-pro-legalizacion-de-marihuana-transgenica

http://actualidad.rt.com/actualidad/view/116636-polemica-uso*marihuana-medina-argentina

http://actualidad.rt.com/ultima_hora/view/116299-uruguay-exportar-marihuana-canada

 

FONTE: http://jornalggn.com.br/noticia/monsanto-pretende-cultivar-semente-de-canhamo-transgenico-no-uruguai