Imprimir

Espanha - entrou em vigor uma nova lei sobre maconha

Nova lei da maconha na EspanhaSob a lei espanhola, que entrou em vigor em 1 de Julho de 2015, é possível cultivar maconha para uso pessoal, desde que estas plantas não estejam em um lugar público ou visível aos transeuntes, que então permitirá que a polícia confisque as plantas e os produtores vão para prisão.

Além disso, a nova lei também permite a venda de clones, como a livre venda de em lojas (GrowShop), se não são visíveis a partir do exterior. Permanece ilegal a posse de grande quantidade ou uso em um lugar público e contrabando de maconha e produtos derivados.

Novo parágrafo do artigo nº 36 da Lei de Narcóticos e Drogas, agora lê: É considerado um delito grave e ato ilegal, plantio e cultivo de substâncias tóxicas, substâncias psicotrópicas em áreas públicas. Na prática, isto permite que todos na Espanha, por isso a partir de agora cultivar pequeno número (não especificado) de plantas de cannabis em casa de vegetação, ou jardim, na varanda ou na sala de crescimento.

Produtores e lojas de jardinagem também podem começar a negociar com os clones, se não expostos na janela. Os clientes também devem ser informados pelo fornecedor que o que você está comprando é completamente legal, mas que não podem ser enviados para fora da Espanha.

No entanto, existe uma restrição, a nova lei aumenta a pena anterior, que era no valor de 300-601 euros, excedendo o limite para a posse de pequenas quantidades (cerca de 40 gramas) de maconha ou haxixe em um lugar público. Além disso, a polícia agora tem o direito de procurar um suspeito sem uma licença, mesmo em casos de suspeita de violação da lei.

Na prática, este novo regulamento é uma maior liberalização da atitude para com a maconha, e as leis na Espanha, que tem nos últimos anos tornardo-se um paraíso para os fumantes, produtores de erva e plantadores de banco de sementes para uso comercial.

As raízes da des-criminalização poderia ser já traçada em dois acórdãos do Supremo Tribunal em 2001 e 2003, que estabeleceu um precedente, permitindo armazenar grandes quantidades de maconha na propriedade privada, que abriu o caminho para a criação de clubes de cannabis (CSC).

Apenas recentemente na Catalunha 165.000 usuários registrados.

autor: Conradin Beb

FONTE: Growlandia.com