Imprimir

Médico se desculpa por artigo contrário ao uso medicinal da maconha

O neurocirurgião americano Sanjay Gupta, chefe dos correspondentes para assuntos médicos da CNN, divulgou um artigo nesta quinta-feira (8) no site de notícias da rede em que pede desculpas por ter publicado, em 2009, um artigo contrário ao uso medicinal da maconha na revista Time.

Gupta, que está trabalhando em um documentário chamado "Weed" ("Erva Daninha", em português), diz que passou o último ano entrevistando especialistas, produtores, autoridades e pacientes em diversos países. "O que eu descobri foi impressionante", relata.

Ele diz que havia feito uma revisão da literatura científica dos EUA na ocasião em que escreveu o artigo, intitulado "Por que eu votaria contra a maconha". Mas admite que não havia pesquisado o bastante, nem buscado estudos de qualidade de laboratórios menores, de outros países. Além de ter desprezado o coro, "legítimo", de pacientes que apresentaram redução significativa em seus sintomas com o uso da erva.

O neurocirurgião cita um exemplo comovente de uma menina de 3 anos, Charlotte Figi, do Colorado, que tinha cerca de 300 convulsões por semana apesar dos medicamentos. Com o uso da maconha, ela passou a ter apenas duas ou três ao mês. "Tenho visto mais pacientes como Charlotte, passado tempo com elas, e concluí que é irresponsável não oferecer o melhor cuidado possível a eles, cuidado esse que pode envolver o uso da maconha", diz o médico no artigo.

Ele também cita um estudo recente em que 76% dos médicos responderam que aprovariam a administração de maconha em mulheres com dores decorrentes do câncer de mama.

FONTE: http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2013/08/08/medico-se-desculpa-por-artigo-contrario-ao-uso-medicinal-da-maconha.htm