A Casa 100% HEMP
Em 2010 foi construída em Asheville, Carolina do Norte, a primeira casa da América inteiramente de Hempcrete, o concreto de cânhamo. A utilização do cânhamo como material de construção na Ásia e Oriente Médio remonta a milênios. No entanto, devido a problemática da proibição, o hemp só voltou a ser utilizado em 1960, especialmente na Europa e Austrália.
Mesmo com alguns estados possuindo leis que fazem o cultivo de cânhamo industrial legal, a produção em larga escala ainda é proibida nos Estados Unidos. Apesar disso, em 2013, após a legalização da maconha para uso recreativo no estado do Colorado, diversos agricultores começaram a cultivar hemp em seus hectares, trazendo a primeira colheita de cânhamo da america em mais de meio século.
Para o desenvolvimento da construção, o estúdio Push Design recebeu a visita de Greg Flavell, criador da Hemp Technology (UK) e um dos maiores especialistas de cânhamo do mundo. A escolha da equipe pelo hemp como opção de material sustentável em construções, aconteceu após uma pesquisa que o definiu como o material mais eficaz e menos depredatório ao meio ambiente do planeta. Além da eficiência energética, renovabilidade rápida, força e durabilidade, o Hempcrete ainda possui a curiosa qualidade de melhorar a qualidade do ar dentro da construção, característica única em comparação a qualquer outro material.
Outra curiosidade em relação ao hemp, é que além de absorver dióxido de carbono da atmosfera em seu cultivo, esse efeito se prolonga mesmo após ser utilizado em construções. Um ponto extremamente positivo no combate de alterações climáticas. Essa absorção também faz com que o material calcifique, tornando o edifício cada vez mais forte e resistente à medida que o tempo passa.
A equipe levou cerca de nove meses para construir a casa, mas acredita que projetos futuros levarão cerca da metade desse tempo. Construções estas, que possuem um tempo de vida estimado de 600 a 800 anos.
Devemos levantar informações contra a burrice do proibicionismo. Uma planta com qualidades tão relevantes não deve ser proibida apenas por motivos ideológicos.
Para conhecer os produtos da primeira marca especializada em cânhamo do Brasil, acesse:
www.kanham.us