AutoVersão | PC | SmartPhone | iPhone | iMode

México - Vicente Fox Quesada

Vicente Fox Quesada (nascido 02 de julho de 1942) é um empresário mexicano, que foi presidente do México a partir de 01 de dezembro de 2000 a 30 de novembro de 2006 e serve como co-presidente da Internacional Democrata Centrista , uma organização internacional de democratas cristãos partidos políticos.

Fox foi eleito presidente do México na eleição presidencial de 2000, uma eleição historicamente significativa que fez dele o primeiro presidente eleito de um partido de oposição desde Francisco I. Madero em 1910 e a primeira em 71 anos a vencer, com 42 por cento dos votos, o então dominante Partido Revolucionário Institucional (PRI).

Depois de servir como presidente do México por seis anos, o presidente Fox retornou ao seu estado natal de Guanajuato, onde reside com sua esposa e família. Desde que deixou a presidência, Vicente Fox foi envolvido em falar em público e na construção do Vicente Fox Centro de Estudos, Biblioteca e Museu.

Fox é um membro do Clube de Madrid, uma organização independente sem fins lucrativos composta por 88 ex-presidentes democráticos e primeiros-ministros de 58 países diferentes.

VEJA ESSA MATÉRIA NO G1 

O ex-presidente do México Vicente Fox (2000-2006) defendeu na quinta-feira (18) a legalização da maconha em seu país, em um fórum sobre o tema no qual participam personalidades políticas, empresariais e acadêmicas.

"Não está sendo promovido o consumo da droga, mas se trata de um debate sério e profissional" sobre a legalização do uso da maconha, disse o ex-presidente em uma coletiva de imprensa em Guanajuato (centro), onde pediu que o Congresso mexicano retome este debate.

Fox afirmou que o ex-presidente Felipe Calderón (2006-2012) "embarcou o país em uma guerra sanguinária" ao lançar no início de seu mandato uma ofensiva militar contra os cartéis de narcotraficantes, que, segundo números oficiais, provocou a morte de mais de 70 mil pessoas.

"É preciso acabar com esta guerra, mas a única forma de fazer isso é através da legalização. Vamos começar com a maconha", opinou Jorge Castañeda Gutman, que foi chanceler durante os três primeiros anos de gestão de Fox.

Nos Estados Unidos, grande consumidor de drogas, o consumo de maconha já é legal para fins medicinais em uma dezena de estados, enquanto a posse e o consumo foram legalizados para fins recreativos em Washington (noroeste) e Colorado (centro) em novembro do ano passado.

Em maio passado, durante uma visita aos Estados Unidos, Fox comemorou que o uso da maconha comece a ser legal no país, e classificou a iniciativa como uma oportunidade para colocar fim à violência no México, palco frequente de incidentes violentos relacionados aos cartéis de droga, que disputam as rotas de narcotráfico em direção ao norte.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2013/07/ex-presidente-mexicano-fox-defende-legalizacao-da-maconha.html

 

© 2024 BOACONHA.NET
Joomla! is Free Software released under the GNU General Public License.
Mobile version by Mobile Joomla!

www.boaconha.net