Beber álcool com frequência induz a Esteatose Hepática e a prevenção eficaz da esteatose pode proteger o fígado de danos progressivos causados pelo álcool.
O Cannabidiol protege e combate a doença do Fígado Gorduroso (Esteatose Hepática) induzida pelo álcool, através de vários mecanismos, incluindo inibição do estresse oxidativo e aumento da autofagia.
Aumento do estresse oxidativo tem sido relatado como um mecanismo subjacente à esteatose induzida pelo álcool.
Avaliamos se o canabidiol, que tem sido relatado a funcionar como um antioxidante, pode proteger o fígado de esteatose oxidativo induzido pelo estresse gerado pelo consumo de álcool.
O Canabidiol pode impedir o fígado da esteatose aguda induzida pelo álcool em ratos, possivelmente, impedindo o aumento do estresse oxidativo e da ativação da via MAPK JNK.
O Canabidiol pode aumentar a autofagia tanto em células HepG2 - expressando CYP2E1 e no fígado de rato.
Importante, o Canabidiol pode impedir a redução da autofagia induzida por álcool.
Em conclusão, estes resultados mostram que o Canabidiol protege o fígado de rato de esteatose aguda induzida pelo álcool através de múltiplos mecanismos, incluindo a atenuação do estresse oxidativo mediado por álcool, a prevenção de activação JNK MAPK, e o aumento da autofagia.
FONTE: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/24398069
O que é Esteatose Hepática?
Fígado gorduroso, também conhecido como esteatose hepática e doença hepática gordurosa, é uma condição reversível na qual grandes vacúolos de gordura triglicerídia acumula nas células do fígado através do processo da esteatose. Apesar de ter diversas causas, o fígado gorduroso pode ser considerado uma doença única que ocorre em todo o mundo naquelas pessoas que consomem álcool em excesso e naqueles que são obesos (com ou sem efeitos da resistência à insulina). Essa condição também é associada com outras doenças que influenciam o metabolismo da gordura.
O fígado é um órgão de primordial importância, sendo a principal unidade de fabricação e armazenagem do nosso organismo e um dos responsáveis pela transformação das proteínas, dos açúcares e das gorduras que ingerimos.
A esteatose hepática é uma doença que afeta o fígado e na qual se verifica uma acumulação excessiva de gordura.
FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Fígado_gorduroso