Maconha pode afetar como você sonha
Maconha pode afetar a forma como muitas vezes você sonha, reorganizando seu ciclo de sono.
Pessoas que fumam maconha antes de dormir muitas vezes lutam para recordar os seus sonhos na manhã seguinte. No entanto, quando esses indivíduos param de fumar, eles tendem a experimentar sonhos mais vívidos do que antes.
Maconha é conhecida por afetar vários aspectos do sono, incluindo as atividades que não estão envolvidas com o sonho. Mas há uma razão simples pela qual os usuários de maconha tendem a ter menos sonhos.
Este fenômeno pode ser explicado pela forma como a cannabis afeta o ciclo do sono, especificamente uma etapa conhecida como movimento rápido dos olhos (REM).
Maconha e sono REM (rápido movimento dos olhos)
O cérebro é mais ativo durante o sono REM e mais sonhos e pensamentos ocorrem durante esta fase. Numerosos estudos têm mostrado que o uso da maconha antes de dormir reduz o sono REM. Os investigadores acreditam que é por isso que os usuários de maconha relatam menos sonhos.
Durante a noite, os ciclos cerebrais atuam através de 4 diferentes fases do sono, gastando mais tempo em sono profundo (ou sono de ondas lentas) e sono REM. A quantidade de tempo gasto em estas duas fases está intimamente relacionado. Na verdade, os estudos mostram que a maconha prolonga o tempo do cérebro no sono profundo, o que leva a menos sono REM.
Ingerir THC ou maconha antes de dormir também reduz a densidade de movimentos oculares rápidos durante o sono REM. Curiosamente, menor densidade de REM foi ligada ao sono mais repousante.
A maioria dos estudos sobre a maconha e sono REM têm olhado para os efeitos do THC. No entanto, outros compostos da maconha podem interferir com o efeito do THC no sono. Por exemplo, o CBD tem sido encontrado para promover estado de vigília comparado com tomar THC sozinho.
O que acontece quando se para de usar maconha
Os usuários regulares de maconha experimentam um aumento anormal durante o sono REM quando o uso é interrompido. Este é o chamado efeito rebote do sono REM, o que leva mais densos períodos de sono REM para mais e mais.
O rebote do sono REM explica por que os usuários de maconha muitas vezes experimentam altos sonhos vívidos ao tentar parar de usar a erva.
Os distúrbios do sono que ocorrem durante a retirada da maconha geralmente começam 24-72 horas após parar de fumar e podem persistir por até 6-7 semanas.
Curiosamente, o rebote do sono REM não é exclusivo para o consumo de maconha. Outras substâncias que interferem com o sono, tais como medicamentos e álcool, podem causar rebote também. Além do mais, as pessoas que estão privadas de sono muitas vezes passam por um rebote em sono não-REM.
O efeito rebote parece ser o corpo procurando uma maneira de lidar com o que está sendo privado em determinadas fases do sono.
A importância do sono REM
Enquanto as pessoas saudáveis devem evitar tomar substâncias que alterem o seu sono, não é claro se o efeito da maconha sobre o sono REM é realmente prejudicial. Na verdade, os especialistas ainda estão inseguros quanto ao por que precisamos de sono REM.
Por outro lado, o sono profundo é acreditado ser a fase de sono mais importante para reparar e restaurar o corpo. Da mesma forma, os estudos mostram que, quando privado de sono, o cérebro prioriza sono profundo sobre o sono REM.
Enquanto mais pesquisas são necessárias, é possível que a capacidade de maconha para aumentar o sono profundo, mesmo à custa do sono REM, pode vir a ser uma coisa boa.
FONTE: http://wecan702.com/marijuana-can-affect-often-dream/