Durante uma verificação de antecedentes do governo em 1988, Steve Jobs observou a famosa frase:
"A melhor maneira que eu descreveria o efeito da maconha e do haxixe é que ele me faz descontraído e criativo."
Então, ele foi uma das mais criativas cabeças do nosso tempo, ou foi apenas um drogado desgastado que passou a ser um gênio?
Nós trabalhamos em uma indústria criativa. Nosso sucesso depende da nossa capacidade de gerar ideias interessantes e campanhas inovadoras, para se adaptar a vários orçamentos, recursos e limitações. A melhor coisa sobre a nossa linha de trabalho é que, muitas vezes, podemos ir tão longe quanto a nossa imaginação nos levará. Essa também é a coisa mais assustadora.
É por isso que estamos sempre procurando umas dicas. Estamos sempre interessados em no que outras pessoas criativas estão fazendo para produzir o seu melhor trabalho, e você sabe o quê?
Muitos deles estão fumando maconha.
Não estou sugerindo que trocar a nossa máquina de café para um vaporizador ou colocar o armário de suprimentos em uma sala verde, mas eu acho que é um debate interessante. Maconha é mais popular do que nunca entre pessoas de todas as idades. O movimento de legalização ganhou muita tração ao longo dos últimos anos, e pode não demorar muito até que erva sagrada seja completamente legal em todo o país.
Então, sem debater a política ou a resistência econômica, ou mesmo as implicações morais, se quiser explorar a questão em um nível mais profundo. Será que a maconha ajuda o processo criativo ou não?
A Ciência e Neurosciencia
Nós não somos os primeiros a fazer essa pergunta, obviamente. Os efeitos da maconha sobre a criatividade têm sido estudados extensivamente por todos, de PhDs de prestígio nos laboratórios das universidades para as crianças brancas com dreadlocks em seus dormitórios da faculdade. Os resultados têm sido algo misturado num saco.
Uma das chaves para a criatividade é o pensamento divergente, ou seja, a capacidade de ver as coisas em uma infinidade de maneiras diferentes. É o que faz as pessoas criativas criarem. É o que faz as pessoas, ao ver sua criação, dizer: "Eu nunca pensei nisso dessa forma", ou "Uau, o que ele estava fumando?".
Com isso em mente, um estudo de 2010 por Morgan, Rothwell, et al. mostrou que uma das propriedades primárias da maconha é a sua capacidade de aumentar inicialmente sua capacidade de fazer conexões entre conceitos aparentemente não relacionados. É a causa por trás das parodias com maconheiro que falam - "Aha!" Momentos em que uma pessoa doidona de repente percebe uma verdade profunda sobre si mesmo depois de perceber algo inconsequente como um verme morto na calçada.
Maconha também faz com que seu cérebro passe a liberar a chamada dopamina neuroquímica, que dá aos usuários a tradicional calma performática, e sensação de euforia. Também ajuda a reduzir suas inibições e desligar seu "censurador interior" ao escrever, desenhar ou tendo seus palpites. Pessoas sobre o efeito da maconha muitas vezes descrevem seus pensamentos e sentimentos como movendo mais livremente, quase que fluindo através deles.
Última, a pesquisa sugere que a maconha desfoca as linhas de uma pessoa entre seus cinco sentidos, permitindo um aumento da capacidade de admiração e reverência. Ela reforça a sua capacidade de se maravilhar com as coisas, de alguma forma, permitindo-lhe experimentar eventos de uma maneira profunda, interna.
Mas não é tudo folhados de queijo e obras do gênio dos fumantes da arte de ervas. Um estudo feito em 2010 pela Bourasa & Vaugeois afirma que os supostos benefícios criativos da maconha não se sustentam estatisticamente. O estudo não mostrou nenhum efeito positivo de maconha no pensamento divergente e que pode mesmo ter um impacto negativo nesta área.
Então, como podemos explicar a disparidade entre os estudos? Talvez a criatividade seja mais difícil de definir do que somos levados a acreditar. Talvez seja mais complicado do que uma série de testes ou tempos de resposta modificados por psicólogos.
Mesmo se fôssemos concordar que o pensamento divergente é o aspecto mais importante de criatividade, ainda é apenas um aspecto. Maconha não é uma substância mágica que pode transformar qualquer medíocre num Picasso. A verdadeira criatividade também requer inteligência e um monte de trabalho duro do indivíduo.
A loucura criativa
Se a ciência não é sua praia, talvez as evidências anedóticas sejam mais adequadas. Vamos colocar desta forma; se maconha fosse uma marca, ele teria dezenas de celebridades de perfil doidão que lutam sobre quem fica com o direito de apoiá-la.
Kevin Smith, diretor, roteirista e ator, credita que sua descoberta da maconha ajudá-lo a sair de uma rotina criativa fraca após uma série de fracassos de seus filmes.
Brian Wilson dos Beach Boys afirma que fumar maconha o ajudou a escrever o álbum maciçamente aclamado Pet Sounds.
Alanis Morissette fuma erva daninha regularmente ao escrever música. Alanis Morissette, PEOPLE.
Pessoas famosas fizeram a sua posição clara: a maconha é uma maneira de impulsionar o seu processo criativo. Como Bill Hicks disse:
"Veja, eu acho que as drogas têm feito algumas coisas boas para nós, eu realmente acho. E se você não acredita que as drogas têm feito coisas boas para nós, faça-me um favor: vai para casa hoje à noite e quebre todos os seus álbuns, todas as suas fitas e todos os seus CDs, e depois queimá-los. Porque você sabe? O músico, que fez toda as grandes músicas que reforçou a sua vida ao longo dos anos ... Rrrrrrrrrrrrreal – foram feitas sob efeito de drogas".
O argumento contra
Então, todos nós devemos ir em frente e queimar um para que possamos pôr em marcha o próximo grande romance americano, certo? Não tão rápido.
Por enquanto, pelo menos, a maconha ainda é ilegal na maioria dos estados, e já tem sido dito o suficiente sobre os potenciais riscos para a saúde do tabagismo em uma base regular. Mas, mesmo para além disso, existem alguns inconvenientes muito graves para a chapação e a criatividade que precisamos considerar.
Você sabe o maconheiro estereotipado que você vê nos filmes e na televisão? O que é estilo excêntrico, distante, e tem problemas para formar frases inteligíveis? Bem, há o lado escuro para você. Claro, é ótimo para ser capaz de fazer conexões únicas entre as ideias, mas também significa que você pode ter dificuldade para se concentrar sobre e completar tarefas.
FONTE: http://www.neboagency.com/blog/the-science-behind-cannabis-and-creativity/