Ministério da Saúde da França, anunciou quinta-feira que aprovou um spray bucal à base de cannabis conhecido como o Sativex, um movimento que traz Paris em linha com outros 17 países europeus, que permitem a maconha para ser prescrito por razões médicas.
Medicamentos à base de Cannabis foram banidos do mercado na França, mas o ministro da Saúde em junho passado Marisol Touraine aprovou um decreto que permitia a venda de medicamentos contendo derivados de cannabis, como o Sativex.
Anúncio de quinta-feira "é um passo antes da comercialização do produto, que terá lugar por iniciativa do laboratório," o Ministério da Saúde francês disse em um comunicado.
Sativex, produzido pela GW farmacêuticos do Reino Unido, espera-se que esteja disponível no país em 2015 e irá ser utilizado no tratamento de esclerose múltipla. A esclerose múltipla é uma doença incurável debilitante que afeta o sistema nervoso. Sativex será usado para pacientes com esclerose múltipla com espasmos musculares graves que são resistentes a outras formas de tratamento, disse que o Ministério da Saúde francês.
A droga já podem ser comprados na maioria dos países europeus, incluindo o Reino Unido, Alemanha, Espanha e Itália.
No entanto, ele vai ser rigorosamente controlados e só vai ser prescrito por certos médicos, como neurologistas. Os pacientes só vai ser capaz de obter um mês de abastecimento de cada vez e deve renovar suas prescrições cada seis meses. Medicamentos à base de opiáceos como a metadona também estão sujeitos às mesmas regras estritas.
"É uma boa notícia para os pacientes franceses que são quase a última na Europa para ter acesso ao Sativex. A aprovação para vender o Sativex na França representa o fim de sucesso de três anos de negociações. Foi um caso delicado em um ambiente explosivo ", Chrstophe Vandeputte, o chefe da Almiral Laboratories, que distribui Sativex, disse ao jornal francês Le Monde.
Mas, apesar da decisão, a lei francesa permanece firmemente contra qualquer outro uso medicinal e recreativo da cannabis, apesar do fato de que a droga é amplamente disponível. Em 2010, 13,4 milhões de franceses entre as idades de 11 e 75 admitiu tentando maconha pelo menos uma vez. Cerca de 1,2 milhões são estimados em usuários diários da droga, de acordo com o Observatório Francês das drogas e vícios (OFDT), conforme relatado pela Euronews.
Qualquer um pego cultivando plantas de cannabis pode pegar até 30 anos de prisão e uma enorme € 7.500.000 bem.
Em março de 2013 os usuários de maconha em toda a França tomou a iniciativa de registrar "cannabis clubes sociais" com as autoridades locais como organizações sem fins lucrativos. Fumantes de maconha locais queria chamar a atenção para o que eles viam como leis descontroladamente desproporcionais e injustas contra a droga e tentar forçar uma mudança na legislação francesa.
A idéia era ganhar apoio público para a droga, mas seu fundador acabou sendo processado e recebeu uma sentença suspensa de oito meses.
Nos últimos anos, vários países foram aliviar restrições sobre a venda de produtos à base de maconha para uso médico. Em vinte estados dos EUA foi também legalizada para uso medicinal, mas continua a ser ilegal em nível federal. Colorado tornou-se o primeiro estado dos EUA a legalizar o uso recreativo da maconha e permitir que ele seja para ser vendido nas lojas a partir deste ano.
Uruguai se tornou o primeiro país a legalizar totalmente a maconha, em dezembro do ano passado.
FONTE: http://rt.com/news/france-medicine-marijuana-approve-386/