Imprimir

Guatemala em busca da aprovação da maconha

Maconha medicinalOutro país junta-se ao novo sistema de combate à droga, desta vez Guatemala.

O presidente da Guatemala, Otto Pérez Molina, disse quarta-feira que seu governo iria apresentar no final de 2014 um plano para legalizar a maconha e papoula produção olhando para controlar o poder do crime organizado que tem devastado o país. Perez general reformado conservador que, a contradição da política dos EUA contra as drogas, colocar a questão da legalização em cima da mesa, logo após assumir o cargo no início de 2012, ainda tem que formular um plano para implementar a idéia.

O presidente disse que uma comissão do governo que estuda o assunto espera publicar suas recomendações em outubro e que as medidas propostas seriam apresentadas no final do ano. Tais medidas incluem uma iniciativa para legalizar as drogas, principalmente maconha.

"O outro (de drogas) que estamos a explorar é a legalização das culturas na fronteira com o México, que são controlados e vendidos para fins medicinais", disse Perez à margem do Fórum Econômico Mundial sobre a América Latina, que se realiza no Panamá.

A papoula é usada para fazer ópio e heroína.

Guatemala é um dos países mais violentos da América Latina, em grande parte pelas incursões dos cartéis de drogas no México, um país que tem uma fronteira porosa onde também gastam milhares de migrantes da América Central rumo aos Estados Unidos.

Perez acredita que seu país e México e outro gravemente afectado pelos cartéis da droga gastaram milhões de dólares em uma luta que não tem funcionado, por isso é necessário ir em outras direções.

Boa sorte e sucesso para os nossos amigos da Guatemala!

FONTE: http://azucarverde.com/post/81623752366/guatemala-en-busca-de-la-legalizacion