Há uma chamada para fazendeiros australianos para plantar cânhamo.
O cânhamo é uma das culturas mais antigas ao redor do mundo, é cultivado em todo o mundo incluindo na Austrália, atualmente é usado como fonte de vestuário e fabricação de vários produtos.
A reputação do cânhamo tem sido manchada pela associação com o (THC), da sua prima maconha, mas não contém nenhum ou níveis muito baixos de THC, a substância química associada com as propriedades psicoativas da maconha.
Contrariando isso, há um crescimento dessa cultura, seu uso da água eficiente e sua colheita rápida favorecem muito a satisfação dessa crescente demanda.
É legal para cultivar o cânhamo na Austrália, sob as mesmas leis de licenciamento como fazendas de papoula na Tasmânia, mas ainda é ilegal o consumo dos produtos alimentares de cânhamo.
A indústria do cânhamo vem pressionando o governo e sua Agencia de Segurança Alimentar (Standards Australia New Zealand - FSSANZ) para que as sementes de cânhamo sejam legalizadas, o que poderia ser a chave para a indústria de cânhamo da Austrália decolar.
Segundo os fabricantes da indústria de cânhamo na Austrália, o cânhamo pode ser legalizado para produtos comestíveis em 2015.
John Muir é um consultor de cânhamo com base na Sunshine Coast de Queensland, que atende a indústria do cânhamo em toda a Austrália e internacionalmente e considera cânhamo como um grande potencial para os agricultores.
John Muir em entrevista a Rádio ABC Rurais afirma: "Qualquer produtor de grãos pode crescer sua renda com essa cultura, basicamente é isso. Ela se encaixa em sua rotação em qualquer lugar das terras da Austrália", disse ele.
Sr. Muir diz que, se o cânhamo é legalizado para consumo, isso poderia significar uma grande indústria a ser desenvolvida na Austrália.
"Nós não temos sido capazes de atender à demanda na Austrália, tivemos que importar [cânhamo]."
"Estamos na esperança de sermos uma grande indústria desenvolvida em toda a Austrália para suprir essa nova demanda por superalimentos", disse ele.
FSSANZ diz sementes de cânhamo contêm proteínas, vitaminas, minerais e ômega-3, 6 e 9 ácidos graxos.
O cânhamo é usado na Europa, no Canadá e nos Estados Unidos da América em uma variedade de alimentos, incluindo barras de cereais saudáveis, óleos para saladas e toda a semente pode ser consumida crua ou torrada e é procurada como um chamado "superalimento".
Sr. Muir diz que é uma cultura importante para os agricultores, uma vez que se encaixam perfeitamente com boas práticas de consumo de água e não deixam os solos compactados.
O cânhamo permite um sistema de produção saudável, e bem integrado com os manejos normais, mas ele tem o preço bem acima do preço médio de grãos que atualmente são cultivados.
"Trata-se de US $ 3,00 por quilo limpo de cânhamo, os agricultores estariam recebendo cerca de US $ 3000 por tonelada".
FONTE: http://www.abc.net.au/news/2014-07-14/australian-hemp-farming-opportunity/5594476