O democrata Jared Polis do estado de Colorado, onde o consumo é legal, quer uma lei federal para a descriminalização.
Polis apresentou dois projetos de lei para legalizar o uso da maconha em todo o país. No Óregon, o também congressista democrata, Earl Blumenauer apoiou ambas as leis. com referência a descriminalização das drogas e que o consumo da mesma receba um imposto semelhante ao do álcool. O imposto seria isento para os consumidores de maconha medicinal.
"Em vez de ser uma substância medicinal, seria controlada como o álcool e o cigarro, então ainda haveria interesse federal em impor a lei", disse Jared Polis ao jornal Denver Post. "É importante que nos dirigimos para a eleição presidencial. Nós não sabemos se o próximo presidente terá a mesma abordagem" que Barack Obama, disse o deputado.
Jared Polis disse em um comunicado que a legalização da maconha "remove o dinheiro dos criminosos e cartéis, ajuda a economia crescer e mantém a maconha longe das mãos de crianças."
Atualmente, o estado do Colorado é um dos dois nos Estados Unidos, onde o uso recreativo da maconha é legal, com o estado de Washington. Embora a capital Washington DC também aprovou a sua legalização em um referendo em novembro, obstáculos colocados pelo Congresso impediram a sua implementação.