Austrália parece definida à legalizar o cultivo de maconha para uso medicinal em todo o país. Um projeto de lei apresentado ao parlamento quarta-feira (10 de fevereiro) pelo Partido Liberal iria alterar a Lei de Entorpecentes de 1967. Parece certo que isso vai se tornar lei, como o principal partido da oposição prometeu apoio.
Segundo a proposta de um regime de licenciamento e autorização nacional seria estabelecido para o fornecimento de cannabis medicinal para pacientes com condições dolorosas e crônicas. É esperado se tornar lei até o final de março.
"Este governo entende que existem alguns australianos que sofrem de doenças graves para os quais a maconha pode ter aplicações e queremos permitir o acesso às mais eficazes tratamentos médicos disponíveis," ministro da Saúde Sussan Ley disse ao parlamento.
Alguns estados australianos, incluindo Victoria , já tinha começado o caminho da legalização do cultivo de maconha para fins medicinais. O projeto de lei apresentado hoje abre caminho para uma política nacional. "Estou confiante de criar um esquema de cultivo único, a nível nacional consistente, ao invés de oito acordos individuais, não só vai ajudar a acelerar o processo legislativo e regulamentar, mas no final o acesso a produtos de cannabis medicinais, bem como," Ley acrescentou em um comunicado .
A mudança irá definir Austrália distantes de seus vizinhos no Sudeste Asiático, região que é particularmente intolerantes a drogas ilegais, e na maior parte considera a maconha uma droga pesada. Cingapura é bem conhecida pela sua pena de morte em relação a delitos de drogas, mas é praticamente sozinho na região. No ano passado, as pessoas foram condenadas à morte por crimes relacionados com a droga na China, Vietnã, Malásia e Indonésia, segundo a Anistia Internacional. A China tem sido reprimir as celebridades que usam drogas, incluindo maconha.
Na Indonésia no ano passado, dois traficantes de heroína australianos foram executados por fuzilamento , apesar dos apelos de Canberra para poupar suas vidas. Austrália retirou seu embaixador da Indonésia em protesto.
Outras partes do mundo tornaram-se mais receptivos a maconha. No Canadá e em mais de 20 estados norte-americanos, as autoridades aprovaram o cultivo de cannabis medicinal. Primeiro-ministro canadense Justin Trudeau quer sua nação para se tornar o primeiro país do G7 para legalizar totalmente pote. Colômbia, Equador, Holanda, Peru, e outros têm legalizou a posse de pequenas quantidades de cannabis. T ele uso recreativo da maconha agora é OK em alguns estados dos EUA, bem.
Austrália não é nova no cultivo e exportação, de medicamentos para aliviar a dor. De acordo com o Financial Times, é um dos maiores exportadores (acesso pago) das matérias-primas para analgésicos como solpadeine, ou co-codamol. Esses ingredientes são cultivados em plantas de papoula na ilha de Tasmânia, cerca de 240 km ao sul do continente australiano.
Por enquanto não há planos oficiais para legalizar o uso recreativo da maconha na Austrália. Mas os primeiros produtos para uso médico da droga poderia estar disponível dentro de alguns meses, disse Ley.
FONTE: http://qz.com/613831/australia-is-about-to-legalize-growing-marijuana-nationwide/