Canada - Marc-Boris St-Maurice
Marc-Boris St-Maurice é um ativista, político e canadense músico, que fez campanha por muitos anos para a legalização da cannabis, e para facilitar o acesso à droga por razões de saúde. Ele vive em Montreal.
Ele se tornou conhecido na década de 1990 como baixista do punk banda Grimskunk. Foi então que Marc Saint-Maurice recebeu o apelido de "Boris".
Em 1998, ele fundou o Bloc Pot, um Quebec partido político provincial, cujo principal objetivo é a descriminalização e eventual legalização da maconha completa. Em 2000, ele criou o equivalente ao Pot Bloc federal, Partido da Maconha, que decorreu candidatos nas eleições federais.
Em fevereiro de 2005, Saint-Maurice deixou o Partido da Maconha para se juntar ao Partido Liberal do Canadá, argumentando que as chances de alcançar os objectivos prosseguidos por ambas as pró-maconha partes estavam melhor no partido então no poder. O movimento pela maconha tinha realmente feito algum progresso sob o governo liberal na década de 2000 tardia (década), mas Paul Martin, que sucedeu a Jean Chrétien como primeiro-ministro e líder do Partido Liberal, tinha sido mais conservadora sobre o assunto.
Na eleição geral de 30 de novembro de 1998, Saint-Maurice termina quarta dos nove candidatos, com 985 votos, ou 3% dos votos na equitação de Mercier. Em uma eleição em 1 º de outubro de 2001, Saint-Maurice terminou em 5 º em cada cinco candidatos, conquistando 323 votos para o Pot Bloc na equitação de Jonquiere, deixado vago pela Premier Lucien Bouchard demitiu-se e ganhou naquela ocasião por Françoise Gauthier Partido Liberal de Quebec.
Em 11 de setembro de 2000, em uma eleição em Okanagan-Coquihalla, British Columbia, Saint-Maurice terminou sexta de oito candidatos, com 438 votos como candidato independente. Stockwell Day foi eleito para a Aliança canadense.
Nas eleições de 27 de novembro de 2000, Saint-Maurice terminou em 4 º lugar com 2.156 votos para o Partido da Maconha na equitação de Laurier-Sainte-Marie (Quebec), atrás do líder Gilles Duceppe, o Bloc Québécois, Jean-Philippe Côté, Partido Verde do PLC e Dylan Perceval-Maxwell.
Em 13 de maio de 2002, durante a parcial em St-Léonard-St-Michel (Quebec), St-Maurice recebeu 197 votos e terminou em último para o Partido da Maconha.
Nos eleições de 28 de junho de 2004 em Lasalle-Emard (Quebec), ele terminou em sexto e último para o Partido da Maconha com 349 votos no círculo eleitoral do primeiro-ministro Paul Martin.
Saint-Maurice também experimentou problemas com a lei quando era voluntário em tempo integral no Compassion Club, uma organização que fornece maconha para indivíduos gravemente doentes com prescrição médica. A primeira Montreal Compassion Club, com base no exemplo daqueles em Toronto e British Columbia foi inaugurado em Rachel, Montreal, perto de uma delegacia de polícia.
Depois de uma batida policial, St. Maurice e seu colega Alexander Neron foram acusados de posse e tráfico de entorpecentes. Os advogados alegou que a legislação canadense deixou uma brecha legal, permitindo que certos indivíduos a possuir cannabis para fins medicinais, mas não fornecimento do produto em questão. Juiz Gilles Cadieux suspendeu o processo contra os dois homens, em dezembro de 2002.
FONTE: http://en.wikipedia.org/wiki/Marc-Boris_St-Maurice