Lei de drogas do Brasil
LEI Nº 11.343, DE 23 DE AGOSTO DE 2006.
Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências.
Apreensão de maconha sem mandado invalida prova e prisão de suspeito
O fato de tráfico de drogas ser considerado crime permanente não autoriza a invasão de uma casa pela polícia, sem mandado judicial, em busca de provas — sobretudo se a notícia-crime é baseada apenas em uma única denúncia anônima. A conduta invalida a prova coletada, comprometendo todo o processo criminal. Com este entendimento, a 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiçado Rio Grande do Sul manteve sentença que absolveu um homem denunciado por vender drogas e cultivar maconha em seu próprio apartamento, em Caxias do Sul.
Maconha avança rumo a legalidade, apesar das normas internacionais
Maconha avança rumo a legalidade, apesar das normas internacionais.
Apesar de ainda ser uma substância proibida ao abrigo das convenções internacionais sobre drogas, a maconha continua avançando em direção a legalidade, como ficou evidente hoje nas Nações Unidas.
Anvisa autoriza prescrição de remédios com THC no Brasil
Resolução que tira substâncias da lista de proibições foi publicada nesta segunda.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a prescrição e a importação de medicamentos e produtos com canabidiol e/ou tetrahidrocanabidiol (THC), substâncias encontrada na maconha e muito utilizadas em remédios que inibem convulsões. A autorização foi divulgada por meio da Resolução 66 da Anvisa, publicada nesta segunda-feira no Diário Oficial da União.
Contabilizando os custos de mais de meio século de "Guerra às Drogas"
UM FRACASSO EM SEUS PRÓPRIOS TERMOS
A comunidade internacional está mais distante do que nunca de um ‘mundo livre de drogas’. A produção, o suprimento e o uso global de drogas continuam a aumentar apesar dos crescentes recursos direcionados a reprimi-los.
A inconstitucionalidade do artigo 28 da Lei de Drogas
Autor: Roberto Soares Garcia
Palavras iniciais
O Supremo Tribunal logo apreciará questão controversa: diante dos direitos fundamentais à intimidade e à vida privada, tendo ainda como vetor o princípio constitucional da lesividade a balizar o Direito Penal, é válido dispositivo legal que define como crime o porte de drogas ilícitas para uso pessoal?
Mais artigos...
- Justiça reitera decisão que libera tratamento com THC no Brasil
- Posse de maconha para uso pessoal na União Européia
- Princípio da Lesividade (Matéria em Visão Ampla)
- A porta de entrada para o que?
- Porte de droga para consumo próprio não deve ser punido com prisão, diz STJ
- Importação de sementes de maconha não configura crime de tráfico internacional