AutoVersão | PC | SmartPhone | iPhone | iMode

Posse de maconha para uso pessoal na União Européia

Maconha na EuropaO estatuto legal da maconha para uso pessoal é uma das mais controversas questões políticas na União Européia. Embora a maconha seja um estupefaciente classificadas e colocada sob controle pelas Nações Unidas e por todos os Estados-Membros da UE, as medidas adotadas para controlar a nível nacional variam consideravelmente, como mostra a tabela abaixo.

Extratos de cannabis - maconha, haxixe e cannabis petróleo - são classificados como estupefacientes em ambas as listas I e IV da Convenção Única de 1961 das Nações Unidas sobre Estupefacientes . Arte. 36 estaduais pedidos Partes "adotar as medidas que irá garantir que ... posse ... de drogas contrárias às disposições da presente Convenção ... constituam infracções puníveis quando cometidas intencionalmente ...". Os princípios ativos da maconha, o THC canabinóides e, especificamente, dronabinol (delta-9-THC), são classificadas como substâncias psicotrópicas nas tabelas I e II, respectivamente, do Convenção de 1971 das Nações Unidas sobre Substâncias Psicotrópicas . Art 22 do presente ecoa os termos da Convenção de 1961 acima, afirmando que "cada Parte deve tratar como um delito punível, quando cometido intencionalmente, qualquer ato contrário a uma lei ou regulamento adotado em cumprimento das suas obrigações nos termos desta Convenção ...". Finalmente, a Organização das Nações Unidas Convenção contra o Tráfico Ilícito de 1988 , Art. 3 pedidos de estabelecimento de uma infracção penal por posse de drogas para fins de tráfico (Art. 3.1 (a) (iii)), e para a posse para consumo pessoal (Art.3.2). Esta última tem sido objecto de uma vasta gama de interpretações e analisa; veja Relatórios Jurídico da ELDD por exemplo, o papel do OEDT temático "Uso de drogas ilícitas na UE: abordagens legislativas", seção 1, e no Capítulo 7 de A Cannabis Reader, OEDT Monografia 8; Controle de cannabis na Europa.

Os Estados-Membros da UE transpuseram os preceitos da ONU relativas ao controlo penal ou administrativa da cannabis, e aplicou-os de acordo com suas próprias circunstâncias locais ou regionais. Isso resultou em um "mapa legal 'heterogêneo para crimes de maconha: alguns países ou regiões tolerar certas formas de posse e consumo; outros países aplicar sanções administrativas ou multas; enquanto outros ainda aplicar sanções penais. Essas leis redigidas não muito tempo depois de a Convenção de 1961 das Nações Unidas pode refletir a sua concentração sobre a cannabis, coca e de ópio, bem como proporcionar medidas mais gerais de controle de drogas para todas as substâncias narcóticas.

Dentro da UE, a resolução do Conselho sobre a cannabis adoptadas em 2004 (CORDROGUE 59) solicita os Estados-Membros a tomar medidas para desencorajar o uso pessoal de cannabis, tais como melhorar a comunicação com os consumidores de cannabis especialmente os mais jovens, informar e formar os pais, professores, profissionais da comunicação social, pessoal de prisão e policiais, e para promover o networking entre os profissionais de saúde e educação sobre questões relacionadas com a cannabis. O Conselho convida ainda os Estados-Membros a tomar medidas contra os sites da Internet que fornecem informações sobre o cultivo e promover o uso de cannabis.

tabela abaixo descreve o estatuto legal da cannabis quando usado ou cultivada / possuído para uso pessoal nos diferentes países, exceto onde indicado. A maioria das informações sobre o tráfico pode ser encontrado na visão geral Tópico sobre o tráfico .

Apesar das diferentes abordagens legais para com cannabis, uma tendência comum pode ser visto em todos os Estados-Membros na elaboração de medidas alternativas à acusação criminal para os casos de uso e posse de pequenas quantidades de cannabis para uso pessoal, sem circunstâncias agravantes. Multas, advertências, liberdade condicional, isenção de pena e aconselhamento são favorecidos pela maioria dos sistemas de justiça europeus. É interessante notar que a cannabis, em particular, é frequentemente distinguida de outras substâncias e receber um tratamento especial nestes casos, seja na lei, por directiva do Ministério Público ou pelo Poder Judiciário. No entanto, as detenções da polícia por delitos de drogas, principalmente as que envolvem cannabis e os crimes, principalmente relacionados com a utilização, estão a aumentar em vários países - veja o boletim OEDT estatística para mais detalhes.

Para o estatuto legal da cannabis medicinal, ver também o relatório de 2002 "Medicinal Cannabis e seus derivados: a análise jurídica das opções, suas limitações, e prática corrente na UE" no Legal de ELDD relata seção.

Quadro comparativo por país

Tabela: estatuto legal da cannabis quando usado ou cultivada / possuído para uso pessoal nos diferentes países
PaísInfrações e penalidades relacionadas ao uso pessoalLegislaçãoNível de acusaçãoDistinguidos de outras substâncias?Quão?notas
Bélgica

A posse de cannabis para uso pessoal é proibido, mas recebe um aviso polícia se sem incômodo. Infracções causando desordem pública recebem 3 meses a 1 ano de prisão.

Loi 24 février 1921, 2ter arte; Arrêté royal de 31 décembre 1930, Art 28; Directiva de 17 de Abril de 1998;Directiva ministérielle de 16 mai 2003;Directiva comuna de la Ministre de la Justice et des judiciaires autorités du 25 janvier 2005

De 2003 a Directiva diz máxima para uso pessoal é de 3 g de cannabis ou uma planta.

Distingue-se pela lei (Lei de 1921, Art 11)

lei de 2003 declarou que as infracções relacionadas com a cannabis são especificamente punível com uma coima polícia se não-problemático e para uso pessoal, mas este conceito foi anulado como claro pelo Tribunal Constitucional.

República Checa

Tal como acontece com todas as drogas, contra-ordenação se a quantidade é pequena, sob pena de multa de polícia ou de aviso. A posse de uma quantidade "superior a pequena" de cannabis ou de outras substâncias que contenham THC é punido com até 1 ano de prisão (posse de outras drogas punível com até 2 anos).

Misdemeanour Lei S.30 (1) (j); s.284 Código Penal (1).

15 g de matéria seca para a maconha e 5 g de haxixe; Decreto n governo. 467/2009 vigor a partir de Janeiro de 2010.

Distinção por lei para crimes de posse pessoal.

Antes de Janeiro de 2010, o antigo Código Penal não fez distinção entre a cannabis e outras substâncias.

Dinamarca

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com a maconha são punidas com uma multa ou pena de prisão até 2 anos

Substâncias euforizante Lei s.3

A multa é a resposta padrão. Para primeira posse delito de até 10 g hash ou 50 g de maconha, o Procurador-Geral permite um aviso em circunstâncias limitadas.

Apenas distinguidos na Directiva Procurador; em circunstâncias limitadas, repetidas advertências são permitidas apenas para cannabis posse.

Em junho de 2004, a lei mudou a afirmar que as advertências para a cannabis só deve ser administrado em circunstâncias limitadas; uma multa seria a norma.

Alemanha

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com a maconha são puníveis com pena de prisão até 5 anos ou multa; punição pode ser remetidos em casos de "quantidades insignificantes 'para uso pessoal

BtMG s.29, s.31a;decisão do Tribunal Constitucional de março 1994

O Tribunal Constitucional declarou que, mesmo que as disposições penais para a posse de cannabis estão em linha com a Constituição, os Länder deve renunciar a acusação, em casos menos graves, quando a posse de cannabis é para uso pessoal. Cada Land determinou o que considera ser uma "quantidade insignificante" de cannabis.

Distingue-se pela decisão do Tribunal Constitucional.Também judiciário; na prática, as isenções de BtMG são aplicados principalmente para a cannabis.

A posse de uma pequena quantidade de todas as drogas é um crime, mas não é processado ou punido quando:

  • não há nenhum dano a terceiros;
  • os menores não estão envolvidos;
  • a substância é para uso pessoal;
  • A infracção implica uma "quantidade insignificante '
Estônia

Tal como acontece com todas as drogas, é uma contravenção de usar ou manipular uma pequena quantidade, punível com coima de polícia ou detenção administrativa de 30 dias. É um crime de possuir mais do que uma pequena quantidade (uma grande quantidade), punível com até 10 anos.

 

Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas Act 1997, Art. 31, Art.151;Código Penal, Art.184

Desde 1 de Julho de 2005, "grande quantidade" é definido pela Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas Act (Art. 31) como uma quantidade de substância que é necessária para intoxicar pelo menos dez pessoas.

 

orientações escritório do promotor de 22 de Julho de 2005 defini-lo como mais do que 20 g de maconha ou 10 g de haxixe.

Nenhuma distinção

O novo artigo na Lei definindo uma quantidade (de qualquer droga) não leva em conta a quantidade de substância pura em misturas (por exemplo, tabaco + maconha), mas apenas o número estimado de doses (por exemplo, cigarros), que poderia ter sido preparado a partir da dada quantidade de substância confiscada.

Grécia

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com o consumo de cannabis de compra, a posse, bem como o cultivo para uso pessoal exclusivo, são puníveis com até um ano de prisão. Redução / suspensão ou a conversão da pena está prevista em caso de pequena quantidade.

Lei 3459/2006 do Artigo 29º (1), (4)

2,5 g de resina, ervas 20g - Lei 3727/2008 Art 15.

Distinguidos na lei: cultivo de cannabis só podem também ser incluídos como um delito de posse pessoal

Não haverá inscrição no registo criminal se não houver mesmo crime dentro de 5 anos (Art 29 (2)).

Espanha

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com o consumo de cannabis, tais como posse e uso em locais públicos, sejam passíveis de sanções administrativas

Lei 1/1992, Art 25-28.

prática judicial sugere que a posse punível compreende quantidades superiores a 40 g de haxixe.

Nenhuma distinção

 
França

Tal como acontece com todas as drogas, o uso é punível com multa ou pena de prisão até um ano. A partir de 2007 uma droga curso de sensibilização(fase de sensibilização) podem ser encomendados, para o qual o usuário pode ter que pagar até 450 euros se for requerido pelo juiz ou procurador.

Code de la santé publique Art.L.3421-1;Penal Art Código. 222-37; R 131-35 e sobre.Ministério da Justiça Circular de 09 de maio de 2008

No caso de consumidores ocasionais (sem problemático de drogas viciado) e pequenas quantidades de substâncias ilícitas, o curso consciência da droga deve ser a resposta penal principal para informar sobre os riscos e as consequências sociais do uso de drogas, tal como salientado na Circular de 9 de Maio de 2008.

Sem distinção.Mas a Circular 2.008 sublinha a necessidade de levar em consideração o tipo de droga, quando a sentença.

o direito francês não reconhece oficialmente os motivos para a posse. Mas a Circular 2.008 sublinha a necessidade de uma resposta penal sistemática e diferenciado, levando em consideração o tipo de droga, consumo (ocasional ou problemático), o fornecimento, situação familiar, idade etc.

Irlanda

Especificamente, a posse de cannabis para uso pessoal é punível com uma multa na primeira ou na segunda condenação. A partir da terceira infração em diante, o infractor pode incorrer em penas de prisão de até 1 ano (resumo) ou até 3 anos (no indiciamento), ou multa, ou ambas as coisas.

Abuso de Drogas Lei ss.3, 27 (1) (a)

A multa segue uma condenação criminal em tribunal.

Distinção por lei

 
Itália

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com a cannabis (tais como posse para uso pessoal) sejam passíveis de sanções administrativas a partir da segunda infração em diante.

309/90 DPR, Art. 75.

THC 1 g; DPR309 / 90 Arte 72-75; Ministério da Saúde Decreto de 11 de Abril 2006 <

Sem distinção.

 

Um aviso só é possível em caso de uma violação particularmente menor e na primeira ocasião, com a presunção de que o agressor não tem a intenção de repetir a ofensa no futuro - 309/90 DPR, art. 75 de aviso (14) .A é sempre dada no caso de as outras sanções administrativas não são aplicáveis.

Chipre

A cannabis é uma substância Classe B - prisão perpétua é possível para uso e máximo de 8 anos por posse (máximo de 2 anos para a primeira ofensa para menores de 25 anos de idade).

O Estupefacientes e Substâncias Psicotrópicas Lei, de 1977, S.6 (ofensa), s.30A (quantidades), Terceiro Programação (penalidades)

 

3 plantas ou mais, ou 30 g ou mais dos produtos de cannabis, são consideradas para o fornecimento.

Distinção por lei

Na prática, o aviso pode ser dado a um primeiro infractor menor.

Lituânia

Tal como acontece com todas as drogas, delito de possuir uma pequena quantidade sem intenção de fornecimento, punido com multa até 6500 litas (cerca de € 1800), prisão de 10-45 dias, ou restrição da liberdade 3 mths-2 anos.  Crime de possuir mais do que uma pequena quantidade sem intenção de fornecimento, punida com multa de até aproximadamente € 3700, prisão de 15-90 dias, ou até para a prisão de 2 anos.

[Código de Administrativo Infracções Art. 44, anulada pelo Código Penal Art 259 (2)];Código Penal, Arts.259; Despacho do Ministro da Saúde sobre a aprovação da lista de narcóticos e de substâncias psicotrópicas (6 janeiro 2000 No 5, conforme alterada; ordem V-314 do Ministro da Saúde, de 23 de abril de 2003 (quantidades)

Menos de 5 g de erva, 0,25 g de resina é uma contravenção.

Nenhuma distinção

 
Letônia

Tal como acontece com todas as drogas, delito administrativo para usar ou possuir uma pequena quantidade. Punido com uma multa de até LVL 75 (EUR 110) ou prisão administrativa por até 15 dias.Nos termos da lei penal, a posse de pequenas quantidades sem a finalidade de venda ou uso repetido dentro de um ano, poderá ser punido com até 2 anos.

Código de Contra-Ordenações, para.46;s.253 Direito Penal. Até 5g plantas de cannabis, cannabis herbácea 1g, 0,1g resina de cannabis. Nenhuma distinção  
Luxemburgo

crimes especificamente relacionados com cannabis, incluindo-uso, sem circunstâncias agravantes são puníveis com coima de € 250 a € 2500

Lei 19 de fevereiro de 1973 modificada pela lei de 27 de abril de 2001, artigo 7º

Usando cannabis na frente de um menor, uma escola ou no local de trabalho pode levar a penas de prisão (a partir de 8 dias a 6 meses), use com um menor participando também pode levar a penas de prisão de 6 meses a 2 anos e / ou é punível com multa de 500 a 25 000 euros para

Distinção por lei

A distinção de cannabis foi feito em 2001 (ART7 A: outras drogas, e B: maconha e produtos de cannabis).Antes disso, todas as drogas foram tratados de forma igual.

Hungria

Tal como acontece com todas as drogas, delito de possuir uma pequena quantidade, punível com pena de prisão até dois anos ou, se por um viciado, até a prisão, o serviço comunitário de um ano ou multa. Pode haver isenção de pena, se o infrator participa de um programa de tratamento.

Código Penal (Lei IV de 1978), s.282, s.282 / C; norma estatutária 5/1979 s. 23

Até 1 g de THC como princípio activo

Nenhuma distinção

 
países Baixos

A posse de qualquer droga controlada é uma ofensa criminal, com porte de até 30g de maconha legalmente punível com prisão por um mês e / ou uma multa de € 3350.

Opium Act, Artes. 3C, 11 (1); Directiva Lei do Ópio

A directiva estabelece que investigação e repressão de posse de cannabis para uso pessoal (até 5 g) têm a menor prioridade judicial;a venda de até 5 g de cannabis por transação em 'coffee shops' em geral, não é investigado (a transação inclui todas as vendas e as compras feitas por um único café no mesmo dia com o mesmo comprador). 

Distinção por lei

Venda, produção e posse de até 30 gramas de cannabis são punidos com prisão por um mês e / ou uma multa de € 3 350; por mais de 5 plantas de cannabis, as penas máximas são de prisão de 6 anos.

Áustria

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com a maconha são puníveis com pena de prisão até seis meses. Se estiverem reunidas certas condições, os relatórios devem ser retiradas em casos que envolvem pequenas quantidades. De acordo com a lei, as condições para a retirada de relatórios relacionados com "primeiros consumidores de cannabis são mais fáceis de cumprir (sem relatório de saúde é necessário).

SMG, s.35 (4)

 

Distinção por lei

 
Polônia

Tal como acontece com todas as drogas, posse é crime, punível com pena de prisão até 3 anos '.   Em um caso de "menor gravidade", a punição é de prisão até um ano, limitação da liberdade ou multa.

Lei de Luta contra a Toxicodependência, de 29 de Julho de 2005, Art.62.1

delitos de maconha são susceptíveis de ser interpretadas como de "menor gravidade".

Não há distinção, tanto quanto a lei está em causa.Distinção possível por decisão judicial ao interpretar "menor gravidade".

 
Portugal

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com o consumo de cannabis, tais como a utilização, aquisição e detenção pode receber uma sanção administrativa.

Lei 30/2000, artigo 2.º, n.º 1

Os casos são avaliados e decididos numa Comissão de Dissuasão da Toxicodependência (Lei 30/2000, art. 5, nº 1). O tratamento é oferecido para situações que envolvem problemático uso / abuso de cannabis e sanções administrativas por até 10 doses diárias, ou seja, até 25g de maconha ou 5 g de haxixe pode ser aplicada (Lei 30/2000, Art. 2, nº2 e do Decreto Governamental 94/96)

Distinção por lei - a sanção administrativa varia de acordo com a classe de drogas e Art.16) (Lei 30/2000, artigo 15., nº4 c.)

 
República Eslovaca

Tal como acontece com todas as drogas, a posse para uso pessoal é um crime, punível com até prisão até 3 anos ou com até 5 anos para uma quantidade maior. Início prisão ou serviço de comunidade de 40-300 horas também são possíveis.

Código Penal, s.171, s.135

Os valores são definidos como até 3 doses, ou até 10 doses para uma "quantidade maior".

De acordo com o Código Penal, o tribunal deve condicionalmente renunciar a uma penalidade menor de 2 anos por qualquer ofensa, se o condenado e seu comportamento antes e outras circunstâncias dá garantia de que a finalidade de uma penalidade será cumprida sem ficar do agressor na prisão

Nenhuma distinção

 
Eslovenia

Tal como acontece com todas as drogas, a posse é um delito menor chegando ao abrigo da Lei Misdemeanours, punível com uma multa de SIT 50 000-150 000 ou pena de prisão até 30 dias. A posse de pequenas quantidades para one-off uso pessoal é uma ofensa menor punível com uma multa de EUR 42-208.

Produção e comércio de drogas ilícitas Lei, Art 33

 

Nenhuma distinção

De acordo com a Lei Misdemeanours, a prisão por delitos menores foi abolida.

 

Finlândia

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com o consumo de cannabis, tais como uso, posse e cultivo, são punidas com uma multa ou até dois anos de prisão.    A posse de uma pequena quantidade para uso pessoal é punido com uma multa ou até 6 meses de prisão.

Código Penal Capítulo 50: 1 e 50: 2a

 

Nenhuma distinção

direito finlandês reconhece o conceito de uma "droga muito perigosa", que se refere a um estupefaciente que podem causar a morte por overdose ou danos graves para a saúde.Esta definição não é normalmente aplicado a cannabis

Suécia

Tal como acontece com todas as drogas, crimes relacionados com a maconha, como o uso, são puníveis com pena de prisão até 3 anos. Se for considerado insignificante, de acordo com a natureza da substância etc, até seis meses, ou multa.

Estupefacientes punições Act (1968: 64), ss.1-2

Os usuários geralmente são multados.

Sem distinção.

 
Reino Unido

infracções relacionadas com a cannabis, como a posse, são puníveis com pena de prisão até cinco anos. Para os adultos, a polícia pode avisar ou emitir um aviso de penalidade para o transtorno em vez de processar, como parte de um processo de escalonamento de três pontos por posse de cannabis para uso pessoal.

Abuso de Drogas Lei 1.971 S.5; ACPO Cannabis Enforcement Guidance

Enquanto prisão é sempre o primeiro pressuposto, um criminoso adulto é susceptível de receber um aviso de cannabis para uma primeira ofensa posse, e um aviso de penalidade para o transtorno para uma segunda ofensa. A terceira infração resultará em prisão e consideração de outras acções susceptíveis incluindo cautela, cuidado condicional ou acusação. Todos os crimes subsequentes são susceptíveis de resultar em prisão. Se quaisquer factores agravantes estão presentes a polícia vai escalar a resposta em conformidade. Em última análise, as decisões quanto à cessão mais adequada para um criminoso são feitas pelo serviço de polícia e repressão.

Distinção por lei (classe de substâncias) e orientação da polícia (específico para cannabis)

Em janeiro de 2009 cannabis foi reclassificado para classe B.

Croácia

Como todas as outras drogas, a posse de cannabis é punido como contra-ordenação com uma multa (de € 140-14 000) e pelo Código Penal com uma pena máxima de um ano de prisão.

 

Lei sobre a luta contra o abuso de drogas, Código Penal (art. 173 (1))

Em casos de pequenas quantidades de drogas para uso pessoal (e se é um primeiro delito), de acordo com o artigo 28 da Lei Criminal, sobre a decisão do Procurador do Estado da acusação criminal pode ser descartado e processos de contra menores iniciada. Neste caso, a punição pode ser bom, aviso ou tratamento. Use em público é passível de sanções administrativas, multas de € 55 a € 200.

Sem distinção.  
Noruega

Cultivo, posse e uso de cannabis são consideradas infracções penais

Lei sobre Medicamentos, ss.24 e 31 (2), o Regulamento Relativo a Narcóticos etc. S.4 e Civil Código Penal s.162.

Com base em uma directiva do Diretor do Ministério Público, multas são usuais para uso e posse de, no máximo. 5 g de cannabis.quantidades maiores ou repetição de crime semelhante dentro de pouco tempo (3 meses) são normalmente processados.   

Nenhuma distinção

 

FONTE: http://www.emcdda.europa.eu/legal-topic-overviews/cannabis-possession-for-personal-use