Maconha faz bem para o coração
A grande surpresa, que acaba de ser divulgada, é que a cannabis faz bem para o coração. Segundo estudo realizado pela Universidade de Genebra (Suíça) e publicado na revista Nature, a cannabis pode evitar a causa principal de doenças e ataques cardíacos. Ou melhor, evita o endurecimento- arterioesclerose.
O princípio ativo da maconha, que é o delta9 tetra-hidro-canabino, evita a arterioesclerose e é eficaz nos processos inflamatórios.
Segundo o estudo, o Delta 9 tetra-hidro-canabinol interage com receptores CB2 do coração, presentes nas membranas das células. Dessa maneira, evita-se o processo inflamatório no vaso sanguíneo.
Os estudos e as experiências foram realizadas pelo Dr. François Mach, cardiologista-chefe do Hospital Universitário de Genebra.
O professor François frisou que a dose de THC necessária é inferior a que possui potencial para agir no cérebro. Com essa dose-certa, evita-se perturbações do Sistema Nervoso central, como quando se fuma maconha ou haxixe.
A dose adequada, ensina o professor François, emprega uma só molécula do delta9-tetra-hidro-canabinol. Ela é purificada em laboratório de modo a evitar efeitos colaterais, como, por exemplo, o aumento da pressão arterial.
A matéria publicada na Revista Natura é seguida de um alerta de professores das universidades da Califórnia e Los Angeles. Eles avisam, os resultados constatados pelo professor François, não devem ser interpretados no sentido de que “fumar maconha faça bem ao coração”.
Em outras palavras, a maconha faz bem ao coração, observado o estudo e a dosagem do professor François, da Universidade de Genebra.
E o vinho, --dado como bom ao coração--, que se cuide, para não perder em prestígio para o delta9 tetra-hidro-canabinol da maconha.
FONTE: http://ibgf.org.br/index.php?data%5Bid_secao%5D=4&data%5Bid_materia%5D=418