AutoVersão | PC | SmartPhone | iPhone | iMode

Efeito séquito: o CBD isolado é menos eficaz do que a planta com todos os seus canabinóides

Maconha medicinalEmbora muitos insistam na criação de medicamentos canábicos baseados em um único composto da maconha, numerosas pesquisas mostram que eles não são eficazes. A combinação de vários elementos que terão diferentes resultados em pessoas distintas é realmente potente.Esta sinergia interativa entre os compostos da maconha, um termo que é conhecido como "efeito séquito", é a base da medicina canábica do futuro, com cepas que mostram não somente os perfis de THC e CBD, mas enfatizam outros canabinóides e terpenos igualmente importantes.

Alguns países iniciaram os processos de legalização dos extratos de maconha. Aqueles que aceitam ou aceitarão todos os tipos de óleos com alto teor de canabidiol (CBD) e com baixo teor de THC, o componente psicoativo da planta. Justamente por essa redução do elemento que causa euforia naqueles que consomem, muitos governos foram permissivos para apoiar a maconha medicinal como tratamento. No entanto, os pesquisadores advertem que ao utilizar somente o CDB fará com que os pacientes não recebam todos os benefícios que gostariam. 

O verdadeiro potencial da maconha é conhecido comoefeito séquito ou "entourage effect", um termo que foi denominado em 1999 pelo pesquisador israelense Raphael Mechoulam eque sugeriu que os compostos secundários da maconha, como por exemplo, os terpenos, podem aumentar os efeitos benéficos do THC e reduzir a ansiedade induzida por sua psicoatividade.Além disso, de acordo com o pesquisador americano Ethan B. Russo,um neurologista que estudou durante muito tempo sobre os compostos da maconha e sua função no corpo, esse efeito séquito pode ser usado para tratar a dor, inflamação, depressão, ansiedade, vício, epilepsia, câncer, fungos e várias infecções.Em sua pesquisa de 2010 “Taming THC: potential cannabis synergy and phytocannabinoid-terpenoid entourage effects” detalha como os distintos compostos da maconha influenciam nos mecanismos de cada um.

De acordo com este termo, todas as moléculas que compõem a planta atuam em combinação para exercer muito melhor a partir do ponto de vista médico.Mostrou dezenas de canabinóides, cetonas, ésteres, lactonas, álcoois, ácidos graxos, esteroides e terpenos (estesúltimos "ingredientes" proporcionam sabor e cheiro de vegetais) oferecem grande potencial terapêutico, somente quando trabalham juntos, e não quando o fazem individualmente.No entanto, não atuam sempre todos ao mesmo tempo, eles mudam de acordo com diferentes combinações.

(Pode continuar lendo o post em inglês, aqui)

FONTE: https://www.dinafem.org/pt/blog/efeito-sequito-canabinoides/