AutoVersão | PC | SmartPhone | iPhone | iMode

Maconha, promessa no tratamento das dores da inflamação da bexiga

Maconha e bexiga inflamadaUm novo estudo sugere que as doenças crônicas da bexiga podem ser tratadas com medicamentos que atuam sobre os mesmos caminhos que a maconha faz no corpo.

Publicado na semana passada no The Journal of Urology, os pesquisadores foram capazes de reduzir muitos sintomas associados com a inflamação da bexiga, tratando ratos com uma droga que tem como alvo receptores CB2 do trato urinário. CB2, juntamente com os receptores CB1, são as duas principais vias ativadas por produtos químicos encontrados na maconha, conhecidos como canabinóides.

A equipe, liderada por Dale Bjorling, DVM, da Universidade de Wisconsin-Madison, concluíram que o direcionamento do receptor CB2 pode liderar o caminho para novos tratamentos para condições dolorosas da bexiga.

"Os nossos dados indicam que o receptor CB2 é um alvo terapêutico potencial para o tratamento de doenças inflamatórias dolorosas da bexiga."

Usando modelos de ratos com inflamação da bexiga (cistite), a equipe realizou uma variedade de experiências, incluindo dor e medições urinárias e amostras de tecidos. Após o tratamento, os ratos mostraram uma redução na inflamação e sintomas de dor, e frequência urinária.

"Nós demonstramos que o tratamento com um agonista seletivo CB2 reduziram a severidade de cistite estabelecida e reverteu o aumento da frequência urinária que se refere a hiperalgesia mecânica associada com a cistite."

Enquanto mais pesquisa precisam ser feitas, os resultados são promissores. De acordo com os autores, "nenhum tratamento ou combinação de tratamentos foi encontrado para ser consistentemente eficaz no alívio dos sintomas de cistite" em pacientes.

Embora o mais recente estudo não investigou a atividade do receptor CB1, um estudo anterior da Bélgica sugere que os receptores CB1 também estão envolvidos com o controle da micção.

O estudo foi publicado em um paper e recebeu financiamento do National Institutes of Health (NIH).

FONTE: http://www.leafscience.com/2013/11/05/cannabinoids-show-promise-treating-bladder-pain-inflammation/