AutoVersão | PC | SmartPhone | iPhone | iMode

Reino Unido - A Eficácia Anti-Epiléptica Do Cannabidivarin Será Testada Em Ensaios Clínicos

Cientistas da Universidade de Reading demonstraram, pela primeira, vez que um canabinóide da planta de cannabis ainda não estudado, pode levar a tratamentos eficazes para as pessoas com epilepsia. A equipe do Departamento de Farmácia da Faculdade de Psicologia descobriu que o cannabidivarin (CBDV) tem o potencial de evitar novas crises com poucos efeitos secundários. O Cannabidivarin é um cannabinóide do grupo CBD.

No estudo, realizado pela Universidade de Reading, o CBDV reprimiu fortemente o número de crises em seis modelos diferentes de animais utilizados normalmente na pesquisa de fármacos anti-epilépticos. O Cannabidivarin demonstrou ser também eficaz quando utilizado em combinação com fármacos tradicionais de tratamento da epilepsia e, ao contrário de outros canabinóides como o THC, não é psicoactivo e portanto, não causa efeitos psicotrópicos. O Dr. Ben Whalley, que lidera o estudo, disse: “Este é um marco extremamente emocionante na nossa investigação sobre elementos não-psicoativos da cannabis como tratamento contra a epilepsia. (…) As drogas prescritas actualmente para prevenir as crises podem causar efeitos secundários significativos na mobilidade e nas capacidades cognitivas dos indivíduos, o que por sua vez pode afectar negativamente a qualidade de vida das pessoas que têm de os tomar diáriamente.”

A empresa britânica GW Pharmaceuticals disse à Reuters que os ensaios clínicos utilizando o cannabidivarin poderiam começar em 2013.

Hill AJ, et al. Br J Pharmacol. 2012 Set 12. [na imprensa]
Comunicado de Imprensa da Universidade de Reading
Comunicado de Imprensa da GW Pharmaceuticals 
Reuters de 13 de Setembro 2012

FONTE: http://www.cannabis-med.org/portuguese/bulletin/ww_po_db_cannabis_artikel.php?id=30#1